sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A força da imagem


Analisar uma imagem significa penetrar em seu universo de formas e cores, e desvendar, de maneira particular, seu significado. O uso das imagens na Ead não difere dessa definição.
Na Ead, o uso da imagem serve, entre outras funções, para estimular no aluno a sua percepção da disciplina e ajudá-lo na fixação do conteúdo.
Como exemplo inicial de como serão utilizadas as imagens nesse blog, recorro à uma das imagens mais fortes de John Locke na primeira temporada: o momento pós-queda do voo 815. Nessa imagem vemos John percebendo o movimento de suas pernas.
Responda: o quê mais chama atenção no olhar de John? Qual sentimento você acredita ser o mais dominante da imagem? Compartilhe suas percepções com os outros alunos no campo "comentários".
Até lá!!!

Iniciando o "walkabout"

Ao dar início aos trabalhos deste blog é necessária uma explicação de minha finalidade. O principal objetivo desse blog é auxiliar professores, instrutores ou profissionais da educação no uso das imagens de Lost na educação a distância.
Como primeiro contato faço um levantamento de nosso objeto de estudo: Lost. A série se divide em seis temporadas e aqui analisaremos a primeira temporada e um de seus persoangens principais: John Locke.
Como primeira tarefa proponho a leitura do personagem John Locke no sítio do lostpedia e a elaboração de uma pequena lauda sobre o histórico do personagem durante a primeira temporada. O endereço é: http://pt.lostpedia.wikia.com/wiki/John_Locke
A tarefa deve ser entregue por e-mail até o dia 30 de outubro de 2009.
Bom trabalho!

domingo, 18 de outubro de 2009

Lost e a Ead

Este blog é uma contribuição sobre como o maravilhoso universo de Lost pode ser expandido à educação. Nas próximas postagens trarei exemplos de imagens e suas utilizações para a educação a distância.
Uma curiosidade inicial sobre o título: "walkabout" é uma rito de passagem feito pelos aborígenes australianos aos treze anos, por seis meses, vivendo na floresta - uma passo para tornar-se adulto. Outro ponto interessante é que Walkabout também significa vagar sem rumo certo. (Fonte: wikipedia)